Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > SEPTICA (extensão)
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto de extensão SEPTICA

SEPTICA – Sistemas ecológicos para tratamento inteligente dos contaminantes dos afluentes – Cachoeira do Brumado

  • Publicado: Sábado, 26 de Março de 2016, 00h59
  • Última atualização em Quarta, 22 de Junho de 2016, 21h46
  • Acessos: 1892

 

Ponto Turístico - Cachoeira do Brumado

Cachoeira do Brumado - MG


 

Resumo:

 Uma análise das águas de regiões próximas à Ouro Preto constatou que o índice de qualidade da Cachoeira do Brumado, localizada no Município de Mariana, possuía condições inadequadas de balneabilidade. Assim, este trabalho tem por objetivo delimitar a Bacia desta cachoeira, identificando os afluentes e a localização das comunidades ribeirinhas; realizar visitas de campo para identificar emissores de poluição; coletar amostras de água; e implantar sistemas de esgoto domiciliar para análise do impacto da implantação destes nos índices de qualidade da água da Cachoeira do Brumado.


Objetivo do projeto:

O projeto possui como objetivo principal a recuperação da qualidade da água da Cachoeira do Brumado a fim de torná-la, novamente, balneável. Para que essa recuperação seja possível, faz-se necessário diagnosticar os principais motivos pelos quais a água se encontra imprópria.

Primeiramente será realizado um mapeamento da sub-bacia hidrográfica que compõe o Ribeirão da Cachoeira do Brumado. Paralelo a isso, um questionário será desenvolvido com base na bibliografia, a fim de entrevistar a população que mora na região mapeada. Serão necessárias, também, análises da qualidade da água em locais estratégicos do rio, detectando os pontos críticos.

Em seguida, serão desenvolvidas medidas de conscientização dos moradores a respeito de saneamento básico e saúde, através de cartilhas, panfletos, mensagens na rádio local, vídeos, e o que mais se fizer necessário.

Feito esse contato com a população, serão instaladas algumas alternativas de tecnologias de tratamento de esgoto domiciliar de baixo custo, em residências mais próximas aos pontos críticos detectados.

Após esse período, novos testes da qualidade da água serão realizados e os resultados analisados. Objetiva-se, por fim, estimular toda ou grande parcela da população local a implantarem as tecnologias adequadas em suas residências, recuperando a qualidade da água do rio. 


Ações a serem desenvolvidas:

  • Mapeamento da sub-bacia hidrográfica que compõe o Ribeirão da Cachoeira do Brumado.

  • Aplicação de um questionário que será desenvolvido com base na bibliografia, a fim de entrevistar a população que mora na região mapeada.

  • Análise da qualidade da água em locais estratégicos do rio, detectando os pontos críticos.

  • Desenvolvimento de medidas de conscientização dos moradores a respeito de saneamento básico e saúde bem como sobre a relação entre a água e doenças como dengue e esquistossomose. Isto através de cartilhas, panfletos, mensagens na rádio local, vídeos, e o que mais se fizer necessário.

  • Instalação de algumas alternativas de tecnologias de tratamento de esgoto domiciliar de baixo custo, em residências mais próximas aos pontos críticos detectados.

  • Após esse período, novos testes da qualidade da água serão realizados e os resultados analisados.

registrado em:
Fim do conteúdo da página