Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > História do programa
Início do conteúdo da página

Sobre o PET Civil - UFOP

Publicado: Sábado, 19 de Março de 2016, 04h22 | Última atualização em Sábado, 26 de Março de 2016, 01h16 | Acessos: 1141

Histórico do PET Civil UFOP

O Programa PET teve início no ano de 1979 com nome de Programa Especial de Treinamento. Foi criado com o objetivo de treinar alunos da graduação para a Pós-Graduação. No ano de 2004 a sigla PET passou a ser identificada como Programa de Educação Tutorial e alguns de seus objetivos foram mudados.

O Grupo PET Engenharia Civil da Universidade Federal de Ouro Preto iniciou suas atividades no mês de Abril de 1992. A proposta de implantação do Grupo PET foi formulada pelo então Chefe do DECIV, Professor Luiz Fernando Loureiro Ribeiro.

Relação dos professores que já assumiram a tutoria do Grupo PET Engenharia Civil:

1 – Prof. Jaime Florencio Martins – Período: Abril/1992 a Março/1994

2 – Prof. José Carlos de Araújo – Período: Abril/1994 a Abril/1996

3 – Prof. Marcílio Sousa da Rocha Freitas – Período: Maio/1996 a Julho/2001

4 – Prof. Jaime Florencio Martins – Período: Agosto/2001 até a 2015.

5 – Prof. Geraldo Donizetti de Paula – Período: 2015  até atual.

Os bolsistas pioneiros do PET Civil foram os seguintes: Ana Elisa Godoy Coelho, Élcio Cassimiro Alves, Marconi Soares Aleixo e Wanderson Silvério Silva. Desde a criação do Grupo 60 alunos foram bolsistas do Programa.

No ano de 1.999 o Programa PET quase foi extinto, entretanto, com a mobilização e a luta de bolsistas, ex-bolsistas, tutores e alguns políticos o Programa teve sua continuidade assegurada. O Programa era mantido por emendas de parlamentares até ser regulamentado pela Lei número 11.180 de 23/09/2005 e pelas Portarias MEC no 3.385 de 29/09/05 e de no 1.632 de 25/09/06.

Um dos objetivos do Programa é fazer com que os bolsistas atuem como agentes multiplicadores, capazes de estimular hábitos de estudos e difundir o comportamento ético entre os outros alunos do curso. Esse fato pode ser comprovado na sala do PET, onde se desenvolvem as atividades programadas pelo Grupo. Outros alunos do curso também freqüentam a sala do PET e, sem prejuízo das atividades dos bolsistas, acessam a internet, usam os computadores para trabalhos escolares, imprimem trabalhos e participam de grupos de estudos/trabalho liderados por um dos bolsistas.

Constata-se através de avaliações feitas pelas Universidades e por órgãos do Governo Federal que os melhores cursos são aqueles que têm o Programa PET. Dessa Forma, além dos bolsistas beneficiados com o Programa, são favorecidos também os outros discentes por se formarem em cursos com excelente avaliação e com qualidade comprovada. Há também os trabalhos de extensão realizados pelos petianos, que visam levar conhecimento para a comunidade, contribuindo para a redução da desigualdade social.

Os egressos do PET Civil são excelentes profissionais, disciplinados, além de cidadãos responsáveis. Essas qualidades são aprimoradas no convívio diário entre os bolsistas, nos debates promovidos pelo Grupo e nas reuniões semanais com a presença do tutor e de outros professores convidados.

Autor: Professor Jaime Florêncio Martins

Fim do conteúdo da página