Página inicial > Pré-ENEM (extensão)

Curso Pré-ENEM (Extensão)

Publicado: Terça, 13 de Setembro de 2016, 15h11 | Última atualização em Quarta, 14 de Setembro de 2016, 15h49 | Acessos: 600

O curso se inicia dia 12/09/2016.

Sejam bem vindos ao Curso Pré-ENEM: Uma parceria entre os grupos PET UFOP e a Escola Estadual Dom Silvério

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica.A partir de 2009 passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. Foram implementadas mudanças no Exame que contribuem para a democratização das oportunidades de acesso às vagas oferecidas por Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), para a mobilidade acadêmica e para induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio. (INEP,s.d.).

Assim sendo a fim de contribuir o objetivo do ENEM, que é a democratização de acesso às vagas nas IFES, os grupos do Programa de Educação Tutorial da Universidade Federal de Ouro Preto, vêm em uma ação conjunta de extensão, criar um curso pré-vestibular comunitário para alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Dom Silvério localizada na cidade de Mariana/MG.

Sabe-se que os pré-vestibulares comunitários surgiram no Brasil devido à problemática das desigualdades de acesso ao Ensino Superior, especialmente da rede pública de educação (municipal e estadual) (ZAGO, 2009). Assim sendo, os grupos PET da UFOP procuram com esse pré-vestibular auxiliar os alunos da Escola Dom Silvério nos estudos para o ENEM, afim de que estes tenham um melhor desempenho no exame e possam pleitear vagas nas IFES, principalmente na UFOP que é a universidade local.

Horário das Aulas: